Nesse sentido, partilho abaixo alguns pontos que o ajudarão a definir e desenhar da forma mais otimizada e certeira a sua loja online:
- Árvore de Produtos: organizar e arrumar de forma simples e muito userfriendly os “n” produtos que pretende colocar à venda. Simplifica a navegação dos visitantes e ajuda a tornar mais intuitiva a compra.
- Conteúdos por produto: apostar em ter informação de qualidade a respeito do produto. Boas fotografias, uma descrição simples e clara, informação técnica (sempre que fizer sentido), … A clareza e a qualidade no detalhe irá levar à confiança que o visitante precisa para concretizar a compra online.
- Conteúdos de Apoio ao Cliente: há um conjunto de textos que não devem ser descuidados. Alguns são obrigatórias por lei em Portugal (Envios, Devoluções, Termos e Condições, …) outros simplesmente ajudam o cliente e dão uma sensação de segurança no ato da compra (FAQs, Testemunhos, …).
- Integração com Chat Online: a integração com um chat online (por exe.: LiveChat, Messenger, …) permite estar mais perto do cliente, permite acompanhá-lo, tirar dúvidas em tempo real, … e isso irá ajuda-lo a concretizar a compra.
- Custos de Transporte: ao definir o negócio é importante saber quanto custa e como poderá fazer chegar os seus produtos a quem os compra. A escolha e negociação com as transportadoras (exe.: CTT, DHL, …) ajudará a definir melhor o preço e, assim, as margens de cada venda.
- Sistemas de pagamento: na escolha dos modos de pagamento (exe.. RedUnicre, PayPal, Stripe, Amazon Pay, …) é importante ter em conta que quanto mais fácil for o processo de pagamento, mais vendas terá. Ainda assim, é fulcral estudar cada plataforma e confirmar que percentagem cada uma cobra por venda. Este tema tem um impacto direto nas margens do seu negócio.
- Integração com sistemas de email marketing: aproveitar os contactos dos clientes ou visitantes que, de uma forma ou de outra, aceitam receber informação da sua empresa, através da integração com um sistema de envio de emails (exe.: E-goi, Mailchimp,…), ajuda a potenciar a comunicação e não só chegar a mais pessoas como estar no top of mind dos que já se mostraram interessados nos seus produtos.
Acredito que estes pontos o ajudarão a tirar a máxima rentabilidade do investimento que pretende fazer numa loja online.
Boa Sorte!