Benchmarks funcionam como indicadores de desempenho e são utilizados para medir a taxa de sucesso dos esforços utilizados para otimizar o seu website para os motores de busca. Os Benchmarks utilizam KPIs (Key Performance Indicator), que são métricas que podem ser usadas para medir o desempenho do seu site ao longo do tempo e obter informações sobre a eficácia da sua performance orgânica e de campanhas de SEO.
Os Benchmarks são importantes, pois permitem perceber a evolução de qualquer indicador de performance – de um KPI – e se a estratégia adotada para o seu site está a resultar em mais tráfego, conversão e geração de leads de contactos, ou se é necessário ajustá-la.
Pode fazer a análise dos dados estatísticos do seu website ou landing page através de ferramentas como o Google Analytics ou o Google Search Console, que fazem toda a análise de uma forma diária, semanal, mensal e até anual. Monitorizar a sua estratégia de SEO é um passo importante para elevar o seu posicionamento nos motores de pesquisa e comparar a sua evolução com a concorrência em plataformas como a Semrush.
Existe vários tipos de SEO Benchmarks que pode usar, deixamos aqui alguns dos mais comuns:
- Tráfego Orgânico: diz respeito ao número de visitantes que chegam a um site através de resultados de pesquisa orgânica em motores de pesquisa – como o Google, por exemplo. É uma boa forma de perceber se o nosso site utiliza boas keywords e quanto tráfego de qualidade tem;
- Ranking de Keywords: está relacionado com o ranking das keywords nas páginas de resultados dos motores de pesquisa. O acompanhamento destes rankings ajuda a perceber quais as keywords que deve utilizar para melhorar o desempenho do seu site. Perder rank de keywords significa perder tráfego no seu site, daí ser importante estar sempre atento a este tema – criar uma campanha, pois irá rastrear o seu rank diariamente de forma automática;
- Click Through Rate (CTR): o Click Through Rate diz respeito à percentagem de utilizadores que clicam num site nos resultados de pesquisa do Google, por exemplo. É possível perceber se os seus meta titles e meta descriptions atraem a atenção e o interesse dos utilizadores;
- Taxa de Conversão: é a percentagem de visitantes do seu site que concluem uma ação desejada – exemplos: efetuar uma compra, subscrever a uma newsletter ou até preencher um formulário de contacto;
- Velocidade de carregamento da página (Page Speed): o tempo que uma página do seu site demora a carregar influencia o seu ranking de SEO. Os tempos de carregamento mais rápidos fazem com que o utilizador tenha uma melhor experiência. Uma boa forma de perceber se o Page Speed do seu site é positivo é utilizar o PageSpeed Insights;
- Backlinks: os Backlinks são links que se encontram noutros sites que apontam para o seu site. Este ponto é um dos mais importantes nos fatores de ranking do Google. Rastrear e monitorizar os seus backlinks é bastante importante e pode fazê-lo através do Backlink Analytics.
É importante perceber que os SEO Benchmarks podem variar consoante a sua área de negócio, a concorrência e, ainda, os objetivos específicos que pretende atingir com o seu site. É essencial definir parâmetros realistas e relevantes para que a sua estratégia de SEO seja bem-sucedida e seja possível monitorizar a mesma regularmente.
Manter-se atualizado em relação a estes Benchmarks é a chave para conseguir acompanhar a evolução do seu posicionamento nos motores de pesquisa.