O desenho e a execução do website devem ser pensados com rigor, para que possam cumprir todos os critérios necessários, dar resposta ao objetivo de engadgement definido e resultar na conversão que ambiciona.
Seguir as últimas tendências, não é suficiente, é necessário ter em conta as boas práticas do marketing digital. Desde identificar as suas personas, quem é o seu target, quais os objetivos e como dar resposta aos mesmos; passando pela definição da customer experience ao serviço da sua estratégia digital, até à estruturação das páginas em termos de informação e conteúdo. Este caminho a par e passo com um design forte que respeite as melhores práticas de UI/ UX – User Interface/ User Experience - são a base do sucesso do posicionamento digital da sua empresa.
Reforçamos ainda um tema muito falado neste blog, a importância do SEO - Search Engine Optimization - para melhorar a visibilidade do site nos resultados de pesquisa do Google, via a criação de conteúdo relevante e de qualidade.
Mas será possível fazer tudo isto sozinho? Para responder a esta pergunta, relembramos Steve Jobs, e três dos grandes ensinamentos que deixou no mundo:
- Exija Excelência - os produtos da Apple são considerados mundialmente muito intuitivos, de fácil utilização e bem concebidos. Chegar a este patamar só foi possível porque toda a equipa de Steve Jobs tinha consciência da excelência conjunta do trabalho e da exigência que impunham no produto a entregar ao mercado.
- Envolva-se com pessoas que acreditam – Steve Jobs conhecia bem as suas forças, mas também tinha muito claras as suas fragilidades. Defendia que era essencial “criar um ambiente que faça as pessoas sentirem que estão rodeadas de outras igualmente talentosas e que o trabalho que desenvolvem é maior que elas”.
- Tenha uma mente aberta – uma das maiores lições deixada aos empreendedores, é “ter e manter uma mente aberta”. O fundador da Apple viajou pelo mundo, explorou temas de múltiplas áreas, trabalhou e liderou equipas multidisciplinares, o que lhe trouxe diferentes influências e ideias visionárias.
Estes ensinamentos são essenciais para a evolução dos negócios e das empresas. Na verdade, não existe uma resposta certa para a pergunta: “Será o seu site a ferramenta mais valiosa do seu negócio?”. Mas sabemos que será tão mais valioso quanto o empenho, o compromisso e a visão das equipas internas e parceiros externos que o acompanhem neste caminho. Com a equipa certa está garantido um ‘produto final’ de sucesso.