Para além da imposição das distâncias físicas que temos tido, parece que estamos todos a viver uma distância emocional de tudo o que nos rodeia e começamos a estar bloqueados nas emoções e sensações, tornando mais difícil a gestão do presente em que a racionalidade se começa a sobrepor ao impulso, tornando o comportamento dos utilizadores na web também ele mais refletido e rigoroso, levando-os muitas vezes a optar por produtos e serviços que lhes permitem manter o controlo das suas ações.
É por isso importante que marcas e setores se mantenham fortes e firmes no reforço do seu posicionamento digital para conseguirem responder às necessidades dos seus targets. Com tempos tão incertos pela frente, e sem previsão para quando tudo isto irá acabar, continuamos a assistir a uma alteração profunda nos hábitos e costumes de todos nós.
E só quem conseguir acompanhar esta realidade com flexibilidade, diversidade e inovação, saindo da sua zona de conforto e adaptando-se cada vez mais à certeza de que é no digital, enquanto as “portas se mantiverem fechadas”, que todos nós vamos continuar a encontrar a principal “janela” para os outros, e para o mundo que nos rodeia, continuará a ser reconhecido e não cairá no esquecimento quando tudo isto passar.
E a todos nós que somos profissionais de comunicação, de design e de inovação tecnológica, é importante apelar à vontade de, em conjunto, repensarmos também os nossos modelos de atuação, testando novas sinergias entre todos, novas formas de parceria mais inclusivas e que tragam valor para que nos consigamos manter ligados e eficientes nas exigências e desafios que nos esperam, e nos mantermos à altura das expectativas dos nossos clientes fazendo este caminho juntos.