Um Ano na Softway: A Importância da Inteligência Emocional

Neste mês de setembro, festejo um ano como gestora de projeto na equipa da Softway. Fazendo um pequeno exercício de retroespetiva, sobressaem principalmente os primeiros dias nesta nova aventura.

Maria Reis da Cunha
Set 17 2024 • 3 min leitura
Um Ano na Softway: A Importância da Inteligência Emocional

Sedenta por aprendizagem e mentoria, as minhas expectativas eram claras: tentar absorver o máximo possível em matérias de metodologia, otimização de processos e gestão de projetos. Passado um ano, e para minha grande surpresa, percebo que a maior lição que tiro destes meses não é tanto sobre novas ferramentas ou metodologias de gestão, mas sim sobre pessoas e como a inteligência emocional pode ser um trunfo valiosíssimo nos momentos mais tensos de um projeto.

A principal lição que retiro da equipa que lidera a empresa pode resumir-se numa citação da Sherly Sanderg no livro Lean In: “Liderança não tem a ver com títulos, cargos ou organogramas. Tem a ver com uma vida a influenciar outra.

Ao longo deste ano, tenho assistido, em primeira mão, à forma como esta perspetiva pode ser aplicada por forma a potenciar o sucesso de um projeto. Reconheço esta realidade na maneira subtil como vejo a equipa de gestão de projeto adotar uma abordagem empática e como esta acaba por ter um impacto real e positivo no sucesso dos nossos projetos.

A gestão de projetos não passa apenas pela luta diária para cumprir prazos e entregar resultados, mas também por tentar influenciar as pessoas envolvidas de forma positiva, desde a equipa interna até ao cliente. Assim, a inteligência emocional mostra-se uma capacidade essencial para navegar os desafios diários.

Na ótica da relação com o cliente, usar a inteligência emocional como ferramenta de trabalho passa por saber ouvir, interiorizar e interpretar melhor as necessidades de cada cliente específico, saber gerir expectativas de forma mais eficaz e evitar potenciais mal-entendidos, mantendo a comunicação ativa. Ter a capacidade de empatizar e perceber o lugar de onde vêm as frustrações e exigências de um cliente mais inquieto, pode ser a chave para conseguir dar resposta às suas frustrações.

Internamente, serve como uma ferramenta fundamental para gerir a equipa, as suas dinâmicas e as diferentes personalidades. A empatia ajuda a perceber melhor as frustrações e motivações de cada um, o que se mostra crucial na hora de gerir conflitos e promover um ambiente de trabalho positivo e produtivo, especialmente nos momentos em que a pressão aperta.

Tenho tido a sorte de assistir à forma como a equipa de gestão de projetos procura usar esta skill para tomar decisões equilibradas, tendo por base não apenas dados e processos per si.

A Softway tem-me mostrado diariamente que a inteligência emocional é a melhor fórmula para o sucesso. Os bons resultados não são fruto de aplicar metodologias e ferramentas de gestão de forma cega e obsessiva, mas sim de criar um ambiente onde tanto o cliente como a equipa se sintam valorizados. Adotar uma abordagem que valorize tanto os aspetos técnicos quanto emocionais não só garante a entrega de projetos de alta qualidade, mantendo o cliente satisfeito, como também fortalece a cultura de trabalho, dando espaço para que a criatividade prevaleça.

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