Uma comunicação eficaz gera uma equipa de sucesso
Na semana passada juntámos a equipa para um evento de team building e sem sabermos muito bem como… virámos águias, papagaios, pombas e mochos e juntos rimos muito e voámos alto.
Na semana passada juntámos a equipa para um evento de team building e sem sabermos muito bem como… virámos águias, papagaios, pombas e mochos e juntos rimos muito e voámos alto.
O objetivo era trabalhar a comunicação e a eficácia da nossa equipa. Pessoas eficazes possuem um profundo conhecimento de si próprias, reconhecem as exigências de cada situação e adotam diferentes estratégias para satisfazer cada necessidade.
Em busca de uma linguagem comum e conscientes da importância de nos adaptarmos uns aos outros aprofundámos, sob a direção do João Prata, sócio e formador da 5P´s, o perfil comportamental de cada um e trouxemos connosco estratégias de identificação e adaptação para uma melhor capacidade de influência, resolução de conflitos e ajustes comportamentais essenciais para que sejamos uma equipa unida e eficaz.
O nosso perfil comportamental tem impacto em tudo o que fazemos: como lideramos, comunicamos, tomamos decisões, negociamos. Compreender o nosso perfil comportamental é o primeiro passo para alcançarmos resultados conjuntos ao serviço dos projetos em que trabalhamos e dos clientes que acompanhamos.
As empresas são feitas de pessoas e nós adoramos as nossas! Somos developers, criativos, técnicos, gestores, designers, project managers. Independentemente da nossa área, descobrimos que temos entre nós águias, papagaios, pombas e mochos que agem, comunicam e se relacionam de forma diferente em cada contexto. É nesta variedade que está o nosso equilíbrio!
As águias são naturalmente orientadas para moldar o meio envolvente, ultrapassar obstáculos, partir para a ação e aceitar desafios; são as mesmas que chegam sempre ao cinema já depois dos anúncios porque não aguentam a espera.
Os papagaios falam e riem alto! Gostam de se relacionar com os outros, são entusiastas e sociáveis, querem sempre causar boa impressão e vão ao cinema mais pela companhia do que pelo filme.
As pombas são orientadas para alcançar a estabilidade e concretizar tarefas através da cooperação com os outros. São pacientes, calmos e bons ouvintes; são aqueles que chegam ao cinema 15 minutos antes para fazer tudo com calma… porquê o stress?!?
Os mochos asseguram a qualidade e o rigor. Gostam de regras, são analíticos e precisos, perfecionistas e diplomáticos. Só vão ao cinema depois de ler as críticas e ter a certeza de que o filme vale a pena!
Segundo Charles Darwin, “Não são as espécies mais fortes ou inteligentes que sobrevivem, mas sim as que melhor se adaptam ao seu meio.” e é com orgulho que descobrimos a nossa variedade de espécies e, conscientes disto, seguimos mais fortes no respeito mútuo com uma comunicação mais eficaz para juntos voarmos mais alto.