Vamos falar sobre o copy nos websites?
A nossa dica: “Menos é mais!"
A nossa dica: “Menos é mais!"
Um bom copywriting e um bom storytelling são a primeira abordagem para convencer alguém a interagir no nosso website. É efetivamente a primeira oportunidade para impactar e levar um utilizador a uma ação, a manter o interesse no nosso negócio, nas nossas propostas de valor, e a concretizá-las.
É fácil escrever bons copys nos websites? Até pode parecer, mas na realidade nem sempre o é. Ainda assim, está ao alcance de todos nós conseguirmos aprender a posicionar-nos melhor no mundo da escrita de forma a torná-la mais eficaz e relevante.
Devemos tentar sempre impressionar pela positiva quem está do outro lado e ter a consciência de que os bons textos nos sites são a 1ª impressão que deixamos a quem nos visita. Ao mesmo tempo, estes textos têm de ter a capacidade de persuadir, de entrar no imaginário das pessoas, de despertar interesse e emoções, seja em relação a um produto, seja em relação a um serviço.
Como podemos então causar impacto através do copy?
É importante tentar organizar a informação pelo formato, ainda muito válido, como aprendemos a escrever nos primeiros tempos de escola, ou seja, com princípio, meio e fim…em vez de factos, factos, e factos que todos nós nos cansamos de ler logo no primeiro parágrafo. Para isso precisamos de construir dialéticas do tipo Problema / Solução, ou seja, O Quê e Como? / Como encaminhar.
Ficam alguns tópicos importantes na hora de escrever os textos para as páginas dos vossos websites:
Sendo diretos e objetivos nas mensagens que queremos, e pautando sempre a nossa escrita por valores como a autenticidade e a transparência, conseguimos ser mais impactantes. Ter títulos e textos curtos, mas que digam muito, em poucas palavras.