Resumo abaixo o que acredito serem as 6 grandes tendências gráficas para o ano 2020, a ter em conta no website da sua empresa.
Minimalismo
Menos é mais! Se em apenas 2 segundos cada utilizador toma a decisão de continuar a navegar no site, é essencial prender rapidamente a sua atenção, e para isso o site tem de ser conciso e ter uma mensagem forte. Simple and clean. Todos os dias surgem sites cada vez menos complexos e com menos informação que conseguem transmitir o necessário acompanhado de um design clean com poucas imagens e pouco texto.
Brutalismo
A função acima da estética. Este estilo, a crescer cada vez mais, vem combater a tendência gráfica minimalista, sendo caracterizado por títulos exagerados e grandes statements nas primeiras páginas. Elementos gigantes, cores vivas e contrastantes sobre imagens – tudo vale para prender a atenção dos utilizadores em meros segundos.
Espaços em Branco
Será sempre um princípio obrigatório do design. Deixar espaço sem elementos para guiar a atenção do utilizador. Páginas com poucos elementos por forma a dar destaque a elementos cruciais. Veremos cada vez mais espaços em branco a gerarem o enquadramento e a criarem a base perfeita para os elementos visuais brilharem.
Mobile first!
Como se tem verificado nos últimos anos, passamos cada vez mais tempo nos nossos dispositivos móveis, navegando e tomando decisões nos nossos smartphones. Consequentemente, os websites vão continuar a ter como regra a importância de adaptar toda a informação das páginas facilitando a navegação e interação dos utilizadores.
Vídeo
Os vídeos chegaram para ficar. Cada vez mais encontramos páginas repletas de vídeos respondendo à vontade do público alvo que não tem tempo nem paciência para ler muito texto. Os vídeos reforçam a mensagem ao transformá-la numa experiência visual completa. Ver aqui artigo de vídeo relacionado >
Animações
Formas e micro animações podem ter um impacto significativo na experiência do utilizador. Hoje mais do que nunca precisamos de captar a atenção dos nossos utilizadores e, por isso, animar fundos, títulos e imagens torna-se essencial. O motion design e a animação gráfica são uma das formas mais poderosas para fazer com que um site se destaque.
No início desta nova década os webdesigners procuram inovar concebendo e criando websites que deem resposta aos desafios das empresas com foco, cada vez maior, na experiência do utilizador. Entre opostos, como o minimalismo e o brutalismo encontramos cada vez mais maneiras de transmitir o propósito e a mensagem de cada negócio. O design na web em 2020 estará cheio de surpresas!