Websites: 4 mitos em que (quase) todos acreditam

Os mitos estão presentes em todas as culturas, em variados temas. Os próprios meios de comunicação social vão tentando dismistificar alguns deles, apresentando factos e evidências de uma ideia pré-concebida e que não corresponde à verdade. Neste artigo, partilhamos alguns mitos específicos sobre websites que são cruciais para todo o processo de trabalho e consequente sucesso destas plataformas.

Tânia Frade
Nov 12 2024 • 4 min leitura
Websites: 4 mitos em que (quase) todos acreditam

Se clicou no artigo para o ler na íntegra é porque ficou curioso com os mitos que aqui iremos desvendar. São bastante comuns, pelo que é natural se se identificar com algum. Todos nós acabamos por acreditar em vários mitos, e portanto, estamos todos no mesmo barco (ou na mesma web...)!

Comecemos pelo 1.º Mito: Os utilizadores leem todas as palavras do website

Este é um tema sensível, porque inicialmente há sempre uma grande vontade de colocar o máximo de informação no website. É preciso informar o utilizador, dar todos os dados, explicar tudo ao pormenor... mas rapidamente percebemos o significado da famosa frase “menos, é mais”. Isto aplica-se a tudo num website: às animações, ao número de páginas, e claro, ao conteúdo. Desenganem-se se acreditam que os utilizadores lerão todos os textos que colocarem num website. Nós próprios enquanto utilizadores comuns não o fazemos.

Recomendação: o conteúdo deve ser o mais curto possível, relevante do ponto de vista de SEO e visualmente apelativo.

2.º Mito: Um bom design garante o envolvimento do utilizador

Este mito transporta-nos para um artigo que escrevemos aqui no blog em 2021 da autoria da nossa designer Marta, sobre Mitos do Web Design. Tal como referimos na altura, o design não é omnipotente, e o website continua a precisar de conteúdo relevante para não só responder ao que o utilizador procura, mas para potenciar o seu posicionamento nos motores de busca. É evidente que a estética, as animações e o look and feel do site são fundamentais, contudo, é igualmente importante a clareza do conteúdo e a facilidade de navegação e usabilidade.

Recomendação: encontrar um equilíbrio entre a forma e o conteúdo. O design contribui para uma navegação imersiva mas o conteúdo é chave para responder exatamente ao que está a ser procurado.

Já vamos a meio do nosso artigo e passamos agora um 3.º Mito que é bastante comum: A Homepage é a página mais importante

Sem dúvida que a Homepage é a página que na grande maioria apresenta um maior número de acessos quando analisamos os dados do Google Analytics. Contudo, e devido aos resultados que o SEO bem trabalhado (tanto do ponto de vista técnico, como do ponto de vista de conteúdos) tem apresentado, todas as páginas são suscetíveis de aparecer nos motores de busca. Isto significa que ao trabalhar as keywords dos textos das principais páginas do site, e não somente da Homepage, estas também terão forte probabilidade de aparecer nos resultados dos utilizadores. Cada vez mais, páginas interiores (da Equipa, dos Serviços...) são a porta de entrada para os websites, e por isso, não deverão ser deixadas para segundo ou terceiro plano.

Recomendação: cada página do website – sobretudo, as mais relevantes para o objetivo do mesmo – deverão ser desenvolvidas de forma a proporcionar uma navegação intuitiva, clara e com conteúdo relevante.

Chegamos assim ao 4.º e último Mito: O tempo de entrada nos websites não é assim tão relevante

Muitos acreditam que desde que o site seja funcional, os utilizadores irão aguardar que este carregue para aceder ao mesmo. Não poderiam estar mais equivocados. No mundo digital acelerado de hoje, os utilizadores têm a expectativa de entrar num website no imediato. As pesquisas são rápidas, o tempo de permanência nas plataformas web é cada vez mais reduzido, e portanto, todos os segundos que vierem prolongar a procura por algo, será mal-recebido. O que acontece, é que rapidamente os utilizadores desistem de aceder àquele website e passam para outro que possa corresponder ao que procuram.

Recomendação: garantir que o website tem uma boa velocidade e um rápido carregamento quando os utilizadores tentam aceder ao mesmo. Aqui, contarão vários fatores: a sobrecarga do servidor onde está alojado, o peso das imagens e dos vídeos, entre outros.

Há diversas variáveis que contribuem para o sucesso de um website, cumprindo assim o objetivo para o qual este foi desenvolvido. É por isso, primordial conhecer e perceber o comportamento do utilizador comum: procura informação de forma rápida e objetiva, e por isso, o conteúdo tem de ser direto e relevante (contendo as keywords essenciais) em todas as páginas do website, o qual tem de garantir um acesso imeadiato.

Esperamos que tenha gostado desta partilha, para nós é sempre importante contribuir para a desmistificação de mitos e para uma maior literacia digital.

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