Websites ou redes sociais: onde apostar na estratégia digital da sua marca?

Que a presença online é um fator relevante para o sucesso de qualquer marca, é indiscutível. A dúvida que gera discussões acesas nas equipas de estratégia, comunicação e marketing é: “onde investir mais: no site ou nas redes sociais?”. 

 

Maria Reis da Cunha
Jan 30 2024 • 6 min leitura
Websites ou redes sociais: onde apostar na estratégia digital da sua marca?

Cada abordagem tem vantagens e desvantagens, e entender as particularidades dos diferentes canais é essencial para balancear investimento com uma estratégia digital eficaz.

Redes Sociais

Com as redes sociais as marcas beneficiam de uma comunicação direta e imediata com os seus seguidores. O foco assenta na criação de comunidades, assentes na ideia de uma relação de proximidade com a marca. Estas comunidades são alimentadas pela partilha regular, cirúrgica e contínua de conteúdo atrativo. Já não se trata apenas de vender serviços e produtos, mas sim de promover valores, histórias e experiências que ressoem com os interesses dos seguidores, alimentando dessa forma o sentido de comunidade, e por consequência ampliando a marca.

Maiores vantagens:

  1. Engagement Direto: As redes sociais permitem uma interação direta e instantânea com os seguidores, proporcionando feedback imediato.

  2. Partilha Rápida: O conteúdo pode ser rapidamente partilhado, aumentando a visibilidade da marca. Este conteúdo tem o potencial para se tornar viral, ampliando significativamente o alcance da marca num curto período.

  3. Comunidade: As redes oferecem uma oportunidade única de humanizar a marca, através da partilha de histórias e de valores, estabelecendo uma conexão emocional com os seguidores e por consequência um sentido de comunidade.

Maiores Desafios:

  1. Engagement Direto: Os likes e os comentários tem tanto de vantagem como de risco para uma marca. Os seguidores, quando descontentes têm o poder de “destruir uma marca em praça pública”.

  2. Algoritmos em Constante Mudança: A própria natureza dinâmica dos algoritmos representa um dos maiores desafios, impactando significativamente a visibilidade do conteúdo e o alcance orgânico da própria marca. Exige uma adaptação constante e uma vigilância meticulosa relativamente às estratégias digitais.

  3. Efemeridade: A velocidade com que novos conteúdos são publicados e partilhados, bem como a natureza instantânea inerente às próprias redes sociais, potencia um ambiente altamente volátil, competitivo e efémero onde os conteúdos se dissolvem rapidamente em feeds completamente saturados.

  4. Sobrecarga da Informação: Imaginemos uma sala com 300 pessoas, na qual todas têm o desejo de passar a sua mensagem aos outros. No entanto, todos berram e falam por cima uns dos outros: torna-se praticamente impossível assimilar o conteúdo relevante, o que acaba por tornar esse método de comunicação ineficaz.

  5. Dependência de Plataformas: Ao investir exclusivamente na presença nas redes sociais, as marcas ficam vulneráveis às políticas e regulamentações dessas plataformas, perdendo o controlo sobre seu próprio espaço digital. De certa forma, tornam-se “inquilinas digitais” em terras alheias. Isto implica que as suas estratégias digitais estão sujeitas às políticas e regulamentações de terceiros.

Websites

Os websites desempenham um papel fundamental, ao servirem como a “casa digital” da marca, que espelha a sua identidade de forma robusta, mais completa e abrangente. Considerados como o maior ativo digital de uma empresa, proporcionam um espaço controlado e personalizado, no qual a marca é verdadeiramente livre para apresentar a sua identidade e conteúdo.

Maiores Vantagens:

  1. Resposta a pesquisas: a entrada num website resulta da pesquisa ativa de um utilizador por conteúdo que lhe interessa. É uma oportunidade única para a marca ser “relevante” nesse momento, surgindo como solução ou resposta às pesquisas dos utilizadores. O website atua como hub informativo, atraindo visitantes pelos seus interesses e oferecendo conteúdo, produtos, serviços e uma experiência imersiva sobre a marca.

  2. Conteúdo Relevante no tempo: Ao contrário da natureza efêmera das redes sociais, o conteúdo de um website deve ser construído para ser relevante por períodos mais longos. Permitem a criação de conteúdo mais aprofundado, fornecendo informações detalhadas aos utilizadores, proporcionando maior controlo e liberdade à marca.

  3. Foco em Conversões e Transações: É geralmente para os sites que converte o funil de ação que permite a conversão em Leads e é neles que acontecem as transações. As marcas direcionam os targets das suas campanhas para o seu site. Sobre este tópico leia também o artigo “nós por cá adoramos funis”.

  4. Controlo Total do ativo digital: Um website proporciona à marca um total controlo sobre este ativo digital. Desde o design até as funcionalidades específicas, as empresas têm a liberdade de moldar uma presença online única e autêntica. Além disto, os sites acabam por se revelar ferramentas eficazes para estabelecer a credibilidade da marca. Quando uma empresa não tem site fica a dúvida “será que existe?”.

Maiores Desafios:

  1. Produção de Conteúdo Relevante: para ser relevante em termos de conteúdo, um website requer atualização regular de conteúdo detalhado. A expectativa do utilizador é encontrar no site informação esclarecedora e detalhada, e esta produção de conteúdo relevante pode representar um desafio operacional, especialmente para pequenas empresas com recursos limitados.

  2. Menos interação: Comparado às redes sociais, a falta de interação instantânea pode ser menos gratificante. A própria natureza dos websites, que protege as empresas, torna desafiante desenvolver uma noção imediata de comunidade ou de resposta instantânea dos visitantes.

  3. Maior Investimento inicial: Ao contrário das redes sociais que demoram poucos minutos a criar, o desenvolvimento de um website eficaz requer maior expertise gráfico e técnico e, por isso, maior investimento. Este pode ser um desafio para empresas mais pequenas com estratégias digitais embrionárias ou com orçamentos mais limitados.

A estratégia digital eficaz de uma marca passa pela aposta de forma integrada num bom website e na ativação das redes sociais mais relevantes para o target em causa, aproveitando as suas vantagens distintas. Deixou de ser uma “escolha” a aposta em redes sociais ou websites. Uma abordagem híbrida com links cross-channel, é a chave para ter maximizar a eficácia da presença digital de uma marca.

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