Wrap-up de Web Design 2021
O fim do ano aproxima-se e com a sua chegada achámos que seria o momento ideal para fazermos um wrap-up das 6 tendências que marcaram o mundo do web design em 2021.
O fim do ano aproxima-se e com a sua chegada achámos que seria o momento ideal para fazermos um wrap-up das 6 tendências que marcaram o mundo do web design em 2021.
1. Animações Parallax Scroll
As animações parallax estão longe de ser uma novidade, ainda assim, continuam a ser muito requisitadas. O efeito parallax não é mais do que uma ilusão ótica na qual o plano de fundo/ background se move a uma velocidade mais lenta do que os elementos que se encontram em primeiro plano.
Na prática, o efeito traduz-se numa sensação de tridimensionalidade/profundidade e, consequentemente, numa experiência mais imersiva para o utilizador. Ainda assim, por mais aliciante que seja, convém utilizar este efeito com moderação, uma vez que em demasia poderá revelar-se uma fonte de desconforto para o utilizador.
Veja aqui alguns sites que utilizam animações parallax.
2. Cursores Customizáveis
O segredo está no detalhe e é cada vez mais frequente encontrarmos websites com cursores customizados. O cursor é um elemento essencial para a navegação de um website, porém pouca atenção lhe é dada a não ser que sofra uma mudança profunda daquele que é o seu formato original (a seta para navegar e a mão para indicar um link).
Algumas empresas, optam por utilizar os cursores como forma de reforçar a própria imagem de marca (BT Annual Reports; Magnetism; The New Company), ou para complementar o conceito geral do website (Skolokovo Park, Monopo London). De um modo geral, os cursores customizados proporcionam apontamentos estéticos e experiências de navegabilidade interessantes, porém podem não ser a opção ideal para sites mais corporativos, que apresentam perfis de utilizador e objetivos muito específicos.
3. Scroll Horizontal
Uma navegação intuitiva é essencial para qualquer tipo de site. É importante que o percurso do utilizador seja o mais fácil possível. A forma de navegação mais comum continua a ser a vertical, ainda assim há casos nos quais a navegação horizontal se poderá adequar na perfeição, especialmente no que toca a sites de pequena dimensão. Catálogos, portfolios, relatórios online de empresas são sites que poderão beneficiar de uma navegação horizontal.
A navegação horizontal confere ao website um aspeto lúdico e memorável, contudo, se o seu website for de média ou grande dimensão a navegação horizontal poderá não será a escolha mais acertada.
Alguns sites com scroll horizontal: Le Cantiche 1320, Foam Talent, Mauritshuis, Tripolis Park, The LA Art Box.
4. Minimalismo
Sobrecarregar páginas com conteúdo pertence ao passado. Não é necessário dizer tudo numa só página, aliás uma página com conteúdo a mais pode até ter o efeito oposto que se pretende e assustar o utilizador em vez de o cativar. Uma dica: As páginas são virtuais, não se esgotam, utilize-as para diluir o conteúdo, algo que irá proporcionar uma experiência mais agradável para o utilizador.
O minimalismo é uma das tendências mais constantes do web design. O minimalismo tem implicações estéticas evidentes, mas sobretudo resulta de um exercício de racionalização no qual se distingue o imprescindível do prescindível (algo que pode ser aplicado nas nossas vidas quotidianas). Triar o conteúdo (remover elementos desnecessários e destacar elementos relevantes); deixar as páginas respirar; valorizar os espaços em branco; criar um ritmo gráfico no website que proporcione diferentes momentos para quem o navega, permite que a mensagem de uma empresa seja transmitida, para o utilizador, de forma muito mais clara e direta.
Alguns exemplos de websites minimalistas: Food Compliance International, Melriver, Margate House Films, Albed.
5. Personalização do conteúdo (geo-locations e browsing history)
É cada vez mais frequente encontrarmos websites cujo conteúdo se adapta automaticamente a quem o navega. Um Website bem construído pode adaptar o idioma em que está escrito de acordo com a localização do utilizador (se estiver em Angola aparece em PT se estiver nos Estados Unidos aparece em EN), bem como apresentar conteúdo adequado ao seu perfil baseado no histórico da sua navegação guardado no browser.
É evidente que para lojas online a personalização automática do conteúdo de um website é fundamental para incentivar a compra. Ainda assim, mesmo que a sua empresa não se encontre no universo do e-commerce é importante relembrar que os websites não deixam de ser cartões de visita. Ainda que a sua taxa de conversão seja medida offline (como no caso de escritórios de advogados, ateliers de design ou de arquitetura, etc). Quanto mais apresentável e navegável for o seu website maior a probabilidade de converter um mero visitante num fiel cliente.
6. Light mode vs. Dark mode
Habituámo-nos a ver o “modo noturno” em telemóveis, mas é cada vez mais frequente encontrámo-lo também em websites. Além de poupar energia e de ser mais eco-friendly, o dark mode melhora significativamente a experiência do utilizador (alguns benefícios para a saúde: reduz a tensão ocular, maior probabilidade de prevenir enxaquecas/dores de cabeça e, para aqueles que gostam de adormecer nos braços da world wide web, induz mais facilmente o sono).