É essencial ouvir o que o cliente quer, mas ser capaz de entender o que ele precisa. Identificado o desafio digital que pretende alcançar, cabe aos experts em websites e performance digital encontrar a solução mais eficaz.
Agregar a experiência e o conhecimento técnico das equipas criativas, de development e de UI/ UX – user interface/ user experience ao conhecimento de negócio do cliente é o que realmente faz a diferença, permitindo delinear soluções que convertam na angariação de leads e geração de negócio.
Case Study: Desenvolvimento de um site de Real Estate
No competitivo mercado imobiliário, a presença digital é essencial para o sucesso. Uma empresa de Real Estate reconheceu a necessidade de renovar o seu site para melhor servir os seus clientes, aumentar a geração de leads e melhorar a experiência do utilizador. Neste case study ilustramos como a abordagem centrada no verdadeiro problema do cliente foi fundamental para o sucesso do posicionamento digital desta marca.
- Descoberta e planeamento … saber ouvir! O processo começou com várias reuniões com o cliente para entender as suas necessidades e objetivos. Foram fundamentais algumas perguntas como: Quais são os principais desafios com o site atual? Quais os objetivos de negócio que pretende alcançar? Quem é o target? Quem são os seus concorrentes? O que faz melhor que eles? E o que faz pior? … Com a informação recolhida pudemos compreender não apenas o que o cliente queria, mas também o que realmente precisava para alcançar seus objetivos.
- Design e Desenvolvimento -A colaboração das equipas de estratégia, design, desenvolvimento e UI/UX foram essenciais paradar cor e forma à experiência digital. Cada imagem, vídeo, claim, call to action … cada workflow foi pensado em detalhe.
- Implementação de soluções Técnicas – foram trabalhadas pesquisas avançadas de imóveis, integração com CRM para gestão mais eficaz de leads, integração com chat online para contacto direto … entre sistemas de backend para fácil gestão do novo site.
- Testes e Otimizações … já em reta final foram feitos testes para identificar possíveis pontos de melhoria na experiência de navegação e funcionalidades e implementadas estratégias de SEO para garantir que o site tivesse alta visibilidade nos motores de busca, aumentando o tráfego orgânico.
O resultado foi um aumento de 35% no tráfego orgânico atraindo um público mais amplo e qualificado. O novo design e a nova estrutura de informação proporcionaram uma experiência ao utilizador muito mais fluida, refletindo-se diretamente na geração de leads e no aumento das taxas de conversão. A integração com um CRM aumentou a agilidade de follow up aos pedidos e a capacidade de acompanhar o funil de venda com cross-selling em múltiplos canais.
Colocar o cliente em primeiro lugar, ouvir e compreender as suas necessidades, e combinar isso com o conhecimento técnico das equipas de desenvolvimento e UX/UI, é a chave para o sucesso no posicionamento digital de uma marca.