Laravel é uma framework PHP, utilizada no desenvolvimento de sistemas para a web. Tem como principais características: permitir a escrita de um código mais simples e legível, e o suporte a recursos avançados que agilizam o processo de desenvolvimento.
Com palestras de programadores e developers experientes que partilharam o seu conhecimento e a sua experiência, a conferência foi uma grande oportunidade para a equipa se manter atualizada com as mais recentes tecnologias e reforçar o seu conhecimento sobre as melhores práticas de desenvolvimento web.
Partilhamos abaixo alguns dos temas que marcaram a conferência
- AI-powered content management systems (CMS) – a inclusão de algoritmos e ferramentas de Generative AI em aplicações e sistemas web, foi o que nos apresentou Marcel Pociot na sua talk “Give your Laravel App some AI”. O recurso a estas tecnologias vem permitir que as aplicações se tornem mais intuitivas, fáceis de utilizar e estranhamente mais “humanas”. Acreditamos que a aplicação de AI em sistemas de gestão de conteúdos tem um enorme potencial para optimizar tempo e recursos em tarefas simples e repetitivas. ... ficámos cheios de ideias!
- O papel das mulheres na programação - Ada Lovelace ficou conhecida por ser a primeira programadora de computadores da história. Desde os primeiros dias da informática até à era moderna da inteligência artificial, as mulheres têm estado na vanguarda da inovação e do progresso. Apesar disso, as mulheres ainda estão sub-representadas nesta área. Têm sido feitos alguns progressos e felizmente cada vez mais mulheres estão a especializar-se em Computer Science... mas ainda há ainda muito por fazer, como explicou Zuzana Kunckova na sua talk.
- A importância do testing - os testes de software são uma parte essencial do processo de desenvolvimento de software. Asseguram que o software está a funcionar corretamente e satisfaz os requisitos do utilizador, foram apresentadas várias abordagens e novas ferramentas para melhorar este processo.
- Os desafios do código Legacy - quem já se confrontou com código legacy, sabe que pode ser uma tarefa assustadora. Trata-se de código desatualizado, que existe há muito tempo, e que é difícil de compreender e de manter. Como disse Nicolas Carlo, “Legacy Code is valuable code you’re afraid to change” ... no entanto, com a abordagem certa, não é preciso ter medo.
Esta foi apenas uma amostra de alguns dos tópicos relevantes que foram abordados nos dois dias de conferência absorvidos intensamente … ficam perspetivas frescas sobre o ecossistema de PHP e Laravel que se virão a materializar em novos desenvolvimentos nos projetos em que nos envolvemos. Novas ideias traduzidas em linhas de código!