Antes de mais, é importante explicar o que define mobile first. Trata-se de uma abordagem de design e desenvolvimento de websites que prioriza os dispositivos móveis (telemóveis, tablets...) em detrimento das resoluções maiores como de computadores.
O objetivo é garantir que o website proporciona uma experiência exímia aos utilizadores que acedem ao site através de dispositivos móveis. A versão para desktop deverá, nesta lógica, ser pensada e desenvolvida posteriormente.
Dados da StatCounter (GlobalStats) revelam que em 2024 os acessos por dispositivos móveis na Europa foram de 53% e desktop 44%. Tablet praticamente sem expressão com cerca de 2% de acessos. Muito provavelmente ficou surpreendido/a com esta estatística. Hoje em dia tendemos a assumir que os acessos via mobile são bastante mais expressivos do que via desktop.
Pois bem, a verdade é que depende muito do setor de atividade de cada negócio. Se por um lado, há indústrias que apelam a targets mais novos, e têm por isso, uma maior tendência para ter acessos mobile mais expressivos, outros setores comprovam-nos o contrário. O desktop é ainda bastante relevante, e por vezes superior ao mobile.
Dos acessos a websites também verificamos que há diferenças ao nível do comportamento por utilizadores que acedem por dispositivos móveis, e pelo desktop. Segundo a Semrush, num Estudo de 2024, em que analisaram os 100 websites mais visitados nos EUA, por um lado os acessos via mobile representam um maior número de visitas e utilizadores únicos, por outro lado os visitantes via desktop acabam por navegar por mais páginas nos websites por visita, e também o tempo médio de permanência é superior nestes dispositivos. Consequentemente a taxa de rejeição (bounce rate) é inferior em acessos via desktop.
O que este Estudo ainda revela é que os acessos web feitos por dispositivos mobile são mais procurados para respostas e transações rápidas, como por exemplo para realizar compras online e aceder às redes sociais. Por sua vez, os acessos web via desktop são mais criteriosos pois envolvem tarefas mais complexas, com um maior tempo de pesquisa, e por isso resultam em sessões nos websites tendencialmente mais prolongadas.
Cada target é um target, e cada setor tem as suas especificidades. Por isto mesmo, é crucial que cada empresa conheça o seu público-alvo e o seu comportamento online, para desenvolver as ferramentas web (e offline) que terão mais probabilidade de sucesso na sua estratégia de negócio.
Se faz sentido pensar sempre mobile first? A nossa resposta é: depende. Não descorando nunca todas as versões: desktop, tablet e mobile, o nosso foco é garantir uma experiência igualmente competente seja qual for a resolução através da qual o utilizador acede ao website.