A velocidade de carregamento de uma página amplia o envolvimento e a retenção dos visitantes e potencia o aumento das suas vendas, quanto maior for a resposta do seu website, maior será a sua capacidade de converter, por outro lado por cada 1 segundo no atraso de carregamento, diminui a satisfação do cliente em 16%, as visualizações de página em 11% e as taxas de conversão em 7%, de acordo com uma pesquisa do Aberdeen Group.
Mas o que é exatamente o page speed?
O termo page speed é essencialmente o período de tempo em que as páginas Web são descarregadas dos servidores para o browser respetivo (o seu computador, o seu telemóvel ou tablet), existem três aspectos principais necessários para entender a velocidade da página no contexto da experiência do utilizador e desempenho do site:
- O tempo gasto na entrega do material solicitado junto com o conteúdo HTML que o acompanha para o browser.
- A resposta do browser a pedidos de carregamento de página.
- A visualização dos utilizadores finais conforme a página web solicitada é renderizada no browser - esta é a medida empírica definitiva da velocidade de carregamento da página.
O desempenho do site subsequentemente impacta as classificações em mecanismos de pesquisa, incorporando fatores-chave, incluindo velocidade da página, experiência do utilizador, capacidade de resposta do site e uma série de outras métricas de desempenho.
Na verdade, a maior parte das pessoas não está disposta a esperar! 1 em cada 4 visitantes abandona o seu website se este demorar mais de 4 segundos para carregar, 46% dos utilizadores não volta a visitar websites com má performance, além disso ainda tem de conseguir captar a atenção em apenas 5 segundos de cada utilizador, antes que estes pensem em sair.
Desempenho impacta vendas
O desempenho do site tem grande impacto na experiência do utilizador. O poder da velocidade da página, traduz-se numa experiência de compra online flúida e eficaz, promove incremento nas vendas e, em última análise, determina o sucesso do negócio online.
Embora a qualidade do serviço e do produto tenha sempre um impacto muito significativo no negócio, converter visitantes do site em clientes compradores no mundo online depende muito do desenvolvimento de uma impressão positiva do cliente. E é aqui que os parâmetros de desempenho do site, como velocidade de páginas rápidas e processos de check-out rápidos, entram em ação, dando aos clientes uma impressão psicológica positiva, incentivando as vendas e a fidelidade do cliente.
Portanto tenha sempre em atenção a otimização e velocidade do seu site, são de facto muito importantes para o seu negócio.